Pabx

O que é PABX?

O significado da sigla “PABX”, vem do inglês (Private Automatic Branch eXchange) que traduzido para o português quer dizer: Troca automática de ramais privados”. É um equipamento centralizador de linhas e ramais onde são ligadas as linhas telefônicas das empresas, lojas, residenciais, etc… E são distribuídas para vários ramais. Possibilitando que todos os ramais façam ligações externas simultaneamente, através das linhas telefônicas ligadas ao PABX. Além de fazer ligações gratuitas entre os ramais internos.

O PABX é o equipamento que permite a comunicação interna independente, além de administra às ligações externas facilmente.

Cada usuário recebe um ramal e este terá acesso as linhas e serviços que estiverem contidos dentro do PABX, preservando o sigilo total entre os usuários dos ramais e permitindo que o mesmo faça e receba ligação de todas as linhas através em um único aparelho telefônico (ramal).

Sendo assim concluímos que a comutação entre  transferência das ligações internas e externas acontece sem a intervenção de um operador ou da telefonista.

Evoluindo junto com a tecnologia, hoje temos uma grande variedade de PABXs disponíveis. Eles estão divididos em classes, PABX Analógico, Digital, Hibrido, VoIp e Virtual.

PABX Analógico – Equipamentos com circuitos e componentes analógicos, projetados para receber linhas fixas convencionais através das operadoras de telefonia fixa, seus ramais não dispõem de recursos avançados. Sua utilização é básica, com alguns recursos como bloqueio de ligação a cobrar e senha para ramais.

PABX  Digital – Esta a frente em relação às centrais analógicas, pois além de melhorar significativamente a qualidade das ligações eliminando ruídos e aumentando o volume do áudio, dispõe de DDR (discagem direta ramal) e entroncamento E1 (tronco digital).

PABX Hibrido – Agrega o melhor das tecnologias Analógica e Digital, e ainda implementa a tecnologia VoIp, permitindo interligar filias a custo zero, reduzindo assim custo, já que depois de configurada ela escolha a rota de menor custo para ligar, dependendo de cada tipo de chamada.

PABX VoIp – Um dos  modelos de PABXs mais complexos e com mais recursos também, pois funciona de forma parecida com um servidor Proxy. Podemos ligar inclusive linhas convencionais através de placas, já que o “PABX Ip” ou “PABX VoIp” funciona como servidor gerenciando permissões dos usuários. Porém este equipamento foi projetado para funcionar com linhas de uma operadora VoIp.

PABX Virtual – Mais moderno e sofisticado, o PABX virtual  é interessante, pois permite  o uso de ramais virtuais em qualquer dispositivo com acesso a internet, deixando o usuário conectado a sua rede de ramais em qualquer lugar do mundo. Não há  necessidade de instalações com fios e cabos, pois o PABX Virtual é um sistema que funciona hospedado em um provedor na internet. O PABX Virtual é utilizado através de softwares instalados em PC, notebook, tabletes, smartphones, e celulares com acesso a internet.

Agora que você já sabe o que é um  PABX?.  Para que serve, e qual a diferença entre os vários tipos e tecnologias. Escolha um modelo que melhor se adapta ao seu negócio e passe a contar com recursos que facilitam a comunicação e permite o gerenciamento das ligações telefônicas internas e externas de sua empresa ou residência.